IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina emite títulos denominadas em dólares, Buenos prepara reestruturação

21/04/2020 16h14

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina anunciou a emissão de 400 milhões de dólares em títulos denominados em moeda estrangeira nesta terça-feira, recursos que poderão ajudar a cobrir pagamentos a vencer em meio a uma grande crise da dívida, enquanto a província de Buenos Aires preparou sua própria proposta de reestruturação.

    Os títulos, que serão colocados diretamente no banco central, vieram um dia antes do vencimento de 500 milhões de dólares em juros sobre o qual há grande dúvida se a Argentina honrará, após o país ter lançado uma proposta formal de reestruturação da dívida aos credores.

    Se não efetuar o pagamento, começará a contar um prazo de carência de 30 dias após o qual o país entraria em default se não conseguir chegar a um acordo com os credores.

O país apresentou proposta aos detentores de 66,2 bilhões de dólares sua dívida externa uma moratória de três anos nos pagamentos, prorrogação dos vencimentos até 2030 e redução dos pagamentos de cupons em cerca de 62%.

    A principal província de Buenos Aires também lutando para renovar mais de 7 bilhões de dólares em dívida externa, deverá revelar sua própria proposta aos credores, que deve vir em linha com a oferta nacional, já nesta terça-feira, informou a agência de notícias estatal Telam.

A agência, citando fontes do governo, disse que o governador da província Axel Kicillof faria a proposta de reestruturar cerca de 7,15 bilhões de dólares em dívida, em modelo alinhado à oferta feita pelo presidente Alberto Fernández e o ministro da Economia Martin Guzmán.

(Por Hernan Nessi)