PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Vendas de imóveis usados nos EUA tombam em março

21/04/2020 13h09

WASHINGTON (Reuters) - As vendas de imóveis usados nos Estados Unidos tiveram em março a maior queda em quase 4 anos e meio, dando suporte às opiniões dos analistas de que a economia contraiu acentuadamente no primeiro trimestre.

    A Associação Nacional de Corretores de Imóveis disse nesta terça-feira que as vendas de imóveis usados caíram 8,5%, para taxa anual ajustada sazonalmente de 5,27 milhões de unidades em março. Foi a maior queda percentual desde novembro de 2015.

    Os dados refletiram contratos assinados em janeiro e fevereiro, antes de o coronavírus paralisar a economia.

    É provável que haja um declínio mais acentuado nas vendas em abril, com a temporada de vendas normalmente fortes, em risco. Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas de imóveis existentes caíssem 8,1%, para uma taxa de 5,3 milhões de unidades em março.

    No comparativo anual, as vendas de imóveis usados, que representam cerca de 90% do comércio de imóveis residenciais aumentaram 0,8% em março.

    Estados e governos locais emitiram ordens de isolamento social que afetam mais de 90% dos americanos para controlar a propagação do Covid-19, o que abruptamente interrompeu a atividade econômica. Pelo menos 22 milhões de pessoas pediram subsídios de desemprego desde 21 de março.

    A queda nas revendas domésticas se somou a dados sombrios de março que levaram os economistas a acreditar que a economia se contraiu em seu ritmo mais acentuado desde a Segunda Guerra Mundial no primeiro trimestre. O governo publicará o dado do PIB do primeiro trimestre na próxima quarta-feira.

(Reportagem de Lucia Mutikani)