IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Embraer abre processo de arbitragem contra Boeing após cancelamento de acordo

André Porto/UOL
Imagem: André Porto/UOL

27/04/2020 11h01

A Embraer afirmou nesta segunda-feira que iniciou processo de arbitragem contra a Boeing, depois que a fabricante norte-americana de aviões cancelou no fim de semana a compra do controle da divisão de aviação comercial da companhia brasileira.

As ações da Embraer despencavam cerca de 14% nos primeiros negócios após o cancelamento do acordo de 4,2 bilhões de dólares anunciado em 2018.

Em teleconferência nesta segunda-feira, o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, não quis dar mais detalhes sobre o processo e se a empresa poderá abrir um processo na justiça do Brasil ou Estados Unidos.

Executivos da Embraer tentaram assegurar aos investidores que a companhia continua sólida, afirmando que a companhia encontrou 1 bilhão de dólares em economias de custo em 2020 e que não teve nenhuma encomenda de avião cancelada por causa da crise do coronavírus.

Apesar disso, Gomes Neto disse que 2020 será "difícil" e que 2021 "será pior do que esperávamos".

A Embraer esperava poder se beneficiar do poder de marketing da Boeing nas vendas de seus jatos regionais E2. A Boeing, enquanto isso, pretendia comprar a divisão de aviação comercial da brasileira para melhor competir coma a Airbus no mercado de aviação regional.

(Por Marcelo Rochabrun)