IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Voltalia compra turbinas da Nordex para parque eólico no Brasil

28/04/2020 09h28

SÃO PAULO (Reuters) - A francesa Voltalia fechou junto à alemã Nordex a compra de turbinas para um parque eólico a ser construído pela companhia no Rio Grande do Norte, informaram as empresas em comunicados nesta terça-feira.

O contrato de fornecimento fechado entre as companhias contempla a entrega de 17 turbinas, com potência total de 59 megawatts, e ainda um pacote de serviços e manutenção por período de 15 anos.

A usina Serra do Mel 4 será construída pela Voltalia como parte do complexo Serra Branca, onde a francesa já opera usinas com 413 megawatts e possuiu outros 883 megawatts em implementação.

A elétrica europeia disse ainda que tem contratos de venda de energia fechados para mais 329 megawatts no complexo, ainda não em construção, enquanto a área ainda teria capacidade para mais de 700 megawatts em novos empreendimentos.

"Com 2,4 gigawatts no total, esse é o maior 'site' eólico e solar do mundo", disse a empresa em nota.

Segundo a Nordex, os trabalhos de instalação do parque no Rio Grande do Norte devem começar ainda em 2020, com comissionamento previsto para 2021.

As turbinas eólicas terão as nacelles fabricadas em unidade da Nordex em Simões Filho, na Bahia, e pás adquiridas junto a fornecedores no Brasil, de modo a maximizar o conteúdo local dos equipamentos, acrescentou a empresa.

(Por Luciano Costa)