IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Importação de minério de ferro pela China sobe em abril com demanda firme

07/05/2020 13h33

PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro pela China em abril aumentaram em 11,4% em relação ao mês anterior, devido à forte demanda das siderúrgicas, à medida que outros setores começaram a emergir dos bloqueios para conter a epidemia de coronavírus.

As compras externas do ingrediente siderúrgico somaram 95,71 milhões de toneladas no mês passado, mostraram dados publicados nesta quinta-feira pela Administração Geral das Alfândegas.

O volume se compara às importações de 85,91 milhões de toneladas de março e de 80,77 milhões de toneladas um ano antes, quando embarques da mineradora Vale foram reduzidos após o rompimento de barragem em Brumadinho (MG).

Nos primeiros quatro meses de 2020, a China comprou 358,4 milhões de toneladas de minério de ferro, 5,3% acima dos 340,21 milhões no período correspondente do ano passado, segundo a alfândega.

Os dados de rastreamento de navios e portos da Refinitiv mostraram que as chegadas de minério de ferro em abril do Brasil saltaram 12,7% em relação ao mês anterior, enquanto as importações da Austrália subiram 0,7%. 

A propagação da pandemia de coronavírus forçou alguns produtores de aço da Ásia a reduzir a produção em resposta à deterioração da demanda.

No entanto, a demanda chinesa por minério foi alimentada pelas siderúrgicas que aumentaram a produção com uma recuperação precoce das atividades de construção e as expectativas de que mais estímulos do governo por infraestrutura reativem o consumo.

Os dados aduaneiros desta quinta-feira também mostraram que as exportações de produtos siderúrgicos nos quatro primeiros meses de 2020 caíram 11,7% em relação ao ano anterior, para 20,6 milhões de toneladas.