IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC britânico não considera levar taxa de juros abaixo de zero, diz presidente

14/05/2020 09h46

LONDRES (Reuters) - O banco central britânico não está considerando dar "o grande passo" de levar a taxa de juros abaixo de zero, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, nesta quinta-feira, embora tenha se recusado a descartar a ideia por completo.

"É sempre sensato, e particularmente nessas circunstâncias, não descartar nada para sempre", disse Bailey durante um webinar organizado pelo Financial Times. "Não é algo que estamos planejando ou considerando atualmente."

Os bancos centrais de outras partes da Europa e do Japão tentaram aplicar taxas de juros negativas e tiveram resultados mistos. A ideia é desencorajar os bancos a manter excesso de caixa e incentivar empréstimos, aumentando o investimento das empresas e os gastos dos consumidores.

Bailey afirmou que uma taxa abaixo de zero no Reino Unido exigiria "um extenso exercício de comunicação", pois não representaria um simples movimento normal de diminuir a taxa de juros.

"Acho que do ponto de vista das comunicações e, portanto, do ponto de vista das reações e expectativas, é um passo muito grande", disse Bailey, reiterando a visão de longa data do banco central de que uma taxa negativa causaria problemas aos bancos.

O Banco da Inglaterra reduziu sua taxa básica de juros duas vezes em março para uma mínima histórica de 0,1%.

(Reportagem de Andy Bruce)