IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed alerta para vulnerabilidades financeiras "significativas" em decorrência da pandemia

15/05/2020 18h37

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) alertou nesta sexta-feira que o setor financeiro enfrenta vulnerabilidades "significativas" em razão da pandemia do coronavírus, já que empresas e famílias precisam lidar com finanças frágeis no futuro próximo.

Em seu último relatório sobre estabilidade financeira, o Fed disse que a pandemia global impôs riscos amplos. Embora as ações do Fed e de outros países tenham ajudado a fortalecer a economia e o sistema bancário tenha resistido ao golpe inicial, o relatório alertou para grandes riscos caso a pandemia se mostre prolongada ou mais severa do que o previsto.

"O surto do COVID-19 apresenta sérios riscos para empresas de todos os tamanhos e milhões de famílias", afirmou o banco central ao analisar uma lista de problemas que podem surgir, dependendo de quanto tempo o vírus persista e mantenha a economia cambaleada.

É a mais recente sinalização do Fed de que a recuperação da crise ao Covid-19 será árdua. Desde o início da retração, as autoridades do Fed têm notado, com algum alívio, que o sistema financeiro não era a fonte do problema atual e que, com alguma ajuda do banco central, tinha continuado a funcionar.

O relatório desta sexta-feira observou as tensões financeiras, que poderiam aumentar se a crise persistir e se famílias e empresas continuarem privadas de salários e receitas.

Em resumo, ninguém --desde hedge funds a grandes bancos e famílias-- estaria imune ao risco de inadimplência, de ser talvez forçado a vender ativos, acabar em falência ou ver o valor dos ativos depreciar.

(Por Pete Schroeder e Howard Schneider)