IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Doria propõe antecipar feriado de 9 de julho para aumentar isolamento

18/05/2020 14h01

SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira que encaminhará à Assembleia Legislativa proposta para antecipar o feriado estadual de 9 de julho para a segunda-feira da próxima semana, na tentativa de aumentar o isolamento social da população em meio à pandemia de Covid-19.

O anúncio de Doria vem após o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciar no domingo que enviou à Câmara de Vereadores proposta para antecipar os feriados de Corpus Christi, em 11 de junho, e da Consciência Negra, em 20 de novembro, para quarta e quinta-feira desta semana, com a decretação de um ponto facultativo na sexta.

A proposta de Covas foi aprovada nesta segunda-feira pela Câmara Municipal de São Paulo, em sessão extraordinária virtual, e segue para a sanção do prefeito, que poderá definir as novas datas por meio de decreto. A autorização para mudança dos feriados foi inserida em outro projeto que já tramitava na Câmara Muncipal sobre estímulo à contratação de mulheres integrantes do programa Tem Saída.

"Ficou muito claro que ao longo dos finais de semana e dos feriados dos últimos 56 dias nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia", disse Doria no Palácio dos Bandeirantes.

Os índices de isolamento social durante os dias de semana têm ficado abaixo de 50% no Estado de São Paulo e entre este patamar e 55% aos fins de semana e feriados.

Autoridades de saúde apontam um isolamento de 70% como ideal para conter a propagação do vírus, que já infectou mais de 63 mil pessoas e matou 4.823 no Estado, embora admitam que um índice superior a 55% daria mais tempo para preparar o sistema de saúde para fazer frente à pandemia.

Também presente na entrevista, Bruno Covas disse que a taxa de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) na capital está em 91%, índice que autoridades de saúde afirmam que acende uma "luz amarela" para o sistema de saúde.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, a taxa de ocupação de UTIs em todo o Estado está em 69,8%, e na região metropolitana da capital em 89,3%.

Doria disse que recomendará a outras prefeituras do Estado, especialmente da Grande São Paulo, que também proponham às respectivas Câmaras de Vereadores a antecipação de feriados.

(Por Eduardo Simões)