IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia do Japão provavelmente seguirá 'difícil' no trimestre atual, diz ministro

Toru Hanai
Imagem: Toru Hanai

19/05/2020 08h47

As condições econômicas no Japão provavelmente permanecerão difíceis no trimestre atual, disse o ministro das Finanças do país, Taro Aso, hoje, também prometendo que o governo garantirá apoio ao emprego e ajudará as empresas a continuarem abertas.

A terceira maior economia do mundo entrou em recessão pela primeira vez em quatro anos e meio no trimestre encerrado em março, mostraram dados de segunda-feira, colocando o Japão no caminho de sua mais profunda queda pós-guerra à medida que a crise do coronavírus destrói empresas e abala os consumidores.

O governo também adiou seu cronograma para solicitações de orçamento e procura adotar suas diretrizes de política econômica de meio de ano em um período posterior ao habitual, à medida que se concentra nas respostas ao coronavírus.

Falando a repórteres após uma reunião do gabinete, Aso disse que o Ministério das Finanças adiará o prazo para solicitações de orçamento para 30 de setembro. Os ministérios geralmente fazem solicitações de orçamento por volta de agosto.

O ministro da Economia japonês, Yasutoshi Nishimura, em uma entrevista coletiva separada, disse que o governo pretende aprovar suas diretrizes de políticas econômicas de meio de ano em meados de julho.

O governo geralmente aprova as diretrizes em junho. Em seguida, usa as diretrizes para elaborar sua estratégia anual de crescimento econômico, na qual estabelece suas prioridades para gastos fiscais e política econômica.