IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa tem lucro 7,5% menor no 1º tri; reduz provisão para inadimplência

21/05/2020 09h12

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal teve leve queda no lucro do primeiro trimestre, refletindo menores juros sobre operações de crédito em meio à crise provocada pelo Covid-19, mas foi na contramão dos demais bancos e reduziu a provisão para perdas com calotes.

O banco controlado pelo governo federal anunciou nesta quinta-feira que teve lucro líquido recorrente de 3 bilhões de reais no período, queda de 7,5% ante mesma etapa de 2019.

O carteira de crédito ampla da instituição fechou março em 699,6 bilhões de reais, aumentando 2% em 12 meses, com impulso do segmento de habitação (+5,2%).

Porém, a margem financeira, que reflete a diferença o ganho de um banco no spread na diferença entre o que paga para captar recursos e o que cobra dos clientes na concessão de empréstimos, caiu 13,9% ano a ano. A Caixa afirmou que reduziu as taxas de juros em até 62,3%.

O índice de inadimplência acima de 90 dias, medido como saldo em atraso como proporção da carteira de crédito, atingiu 3,14%, ante 2,47% no primeiro trimestre e aumento de quase um ponto percentual em relação a dezembro, que era de 2,17%.

Ainda assim, o banco foi na contramão dos rivais privados, que aumentaram fortemente as provisões para perdas esperadas com inadimplência devido à expectativa de recessão do país, com aumento do desemprego e da quebra de empresas.

No primeiro trimestre, a provisão da Caixa para esse fim somou 2 bilhões de reais, montante 28,8% menor do que no mesmo intervalo de 2019, embora tenha crescido 25,2% sequencialmente.

Além do recuo nas receitas com empréstimos, a obtida com prestação de serviços e tarifas caíram 0,7% ano a ano, para 5,8 bilhões de reais.