BC se vê muito bem preparado para intervir no câmbio, diz Kanczuk
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central avalia ter as ferramentas necessárias para intervir no câmbio em caso de disfuncionalidades no mercado via swaps, reservas e linhas, e não considera ser necessário outro instrumento para tanto, afirmou nesta sexta-feira o diretor de Política Econômica da autarquia, Fabio Kanczuk.
"A gente se vê muito bem preparado pelo próprio estoque de reservas, e isso deve ser super claro, para conseguir resolver esse tipo de problema (de disfuncionalidade no câmbio). Não é necessário algum outro instrumento", disse ele, em live promovida pelo banco UBS.
Questionado sobre o efeito do repasse cambial (pass through) na inflação, ele frisou que o BC vê esse ponto como premente. Se em outros momentos a queda das commodities cancelou esse efeito cambial, Kanczuk ressaltou que nas últimas semanas houve comportamento "bem distinto", com alta de commodities.
"Leitura do Copom (Comitê de Política Monetária) é que 'pass through' está vivo, controlado pelas commodities, e a gente sempre tem que levar isso em consideração quando pensa em política monetária", afirmou.
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.