IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa avança mais de 2% com expectativas sobre reabertura de economias, liquidez global

03/06/2020 11h27

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista sustentava o viés positivo nesta quarta-feira, impulsionada por continuidade de ganhos em praças acionárias no exterior, agentes financeiros mantendo as atenções voltadas à reabertura de economias e um ambiente de ampla liquidez global.

Às 11:20, o Ibovespa subia 2,49%, a 93.309,97 pontos. O volume financeiro somava 9,72 bilhões de reais.

Wall Street mostrava ganhos, com investidores mantendo o otimismo em relação a uma recuperação econômica diante da crise do coronavírus, ainda que em meio à contínua agitação civil nos Estados Unidos. O S&P 500 tinha elevação de 0,8%.

Dados sobre o mercado de trabalho nos EUA nesta manhã mostraram que o setor privado norte-americano fechou 2,76 milhões de vagas em maio, um dado forte ainda, mas bem abaixo do estimado por analistas, de corte de 9 milhões.

Mais cedo, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit mostrou que o setor de serviços da China voltou a crescer no mês passado pela primeira vez desde janeiro.

"O ambiente de ampla liquidez, resultado das injeções de recursos sem precedentes feitas pelos bancos centrais, têm sustentado ativos de risco junto à crescente expectativa de que a primeira fase da recuperação econômica será em 'V'", observou a equipe da Guide Investimentos, em nota a clientes.

"A combinação destes fatores tem levado índices de mercado a testarem novas máximas desde o início da crise, ofuscando um cenário desafiador do ponto de vista econômico e de grandes incertezas no quadro da geopolítica", acrescentou.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN subiam 3,6% e 5%, respectivamente, com o setor financeiro mais uma vez puxando o avanço do Ibovespa, após sofrerem com as perspectivas negativas para a economia, bem como possíveis reflexos de medidas para atenuar os efeitos da pandemia. BANCO DO BRASIL avançava 5,1% e SANTANDER BRASIL UNIT tinha acréscimo de 5%.

- PETROBRAS PN valorizava-se 1,5%, endossando o viés de alta, apesar da fraqueza dos preços do petróleo no exterior, após o Brent superar 40 dólares por barril, em meio a dúvidas sobre a realização antecipada de uma reunião da Opep e seus aliados sobre a prorrogação de cortes de produção. PETROBRAS ON subia 1,45%.

- VALE ON mostrava acréscimo de 1%, com alta do futuro de minério de ferro na China. Analistas do UBS também elevaram a recomendação para os ADRs da mineradora para 'compra', embora tenha reduzido o preço-alvo de 13 para 12 dólares. No setor de mineração e siderurgia, CSN ON subia 3,35%.

- BRASKEM PNA caía 1,6%, entre os destaques negativos, após prejuízo líquido de 3,6 bilhões de reais no primeiro trimestre. O resultado reverteu lucro de 928 milhões de reais obtido um ano antes, pressionado principalmente pelo impacto da variação cambial no resultado financeiro.

- CVC BRASIL ON saltava 12%, mais uma vez entre os destaques positivos, na esteira do alívio nas restrições de circulação, bem como de mais uma sessão de forte queda do dólar em relação ao real. No setor de viagens, entre os mais afetados pela pandemia, GOL PN ganhava 12,8% e AZUL PN subia 9,6%.