IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kashkari, do Fed, diz que recuperação econômica dos EUA pode demorar mais que o esperado

19/06/2020 15h43

Por Jonnelle Marte

(Reuters) - A recuperação econômica da crise provocada pelo novo coronavírus nos EUA pode ocorrer de forma mais lenta do que os formuladores de política monetária inicialmente previam, incluindo com uma possível segunda onda de contaminações no outono no país e outro aumento na taxa de desemprego, afirmou nesta sexta-feira o presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari.

"A recuperação vai demorar mais do que havíamos esperado há alguns meses", disse Kashkari durante uma conversa no Twitter moderada pela CBS News. "Muitos empregos levarão muito tempo para voltar."

O governo federal precisa continuar apoiando os norte-americanos que perderam o emprego por causa da crise provocada pela pandemia do coronavírus e podem não voltar ao trabalho por um tempo, disse.

Os pedido de auxílio-desemprego podem ajudar a levar dinheiro para pessoas desempregadas que precisam de ajuda para pagar suas contas, e limitar esses benefícios à remuneração anterior dos trabalhadores poderia "eliminar o desincentivo em voltar ao trabalho", disse.

Kashkari também alertou que os bancos podem sofrer um impacto se a desaceleração for prolongada. "Estou preocupado que, quanto mais isso durar, mais perdas os bancos enfrentarão", afirmou.

Os grandes bancos possuem mais capital do que antes da crise financeira de 2008, mas pode não ser suficiente, disse Kashkari, solicitando às instituições financeiras que parem de pagar dividendos e aumentem capital.