IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Impressão de dinheiro pelo BCE não deve se tornar 'ilimitada', diz Weidmann

O chefe do banco central da Alemanha defendeu as compras "flexíveis" do BCE - Getty Images / EyeEm
O chefe do banco central da Alemanha defendeu as compras "flexíveis" do BCE Imagem: Getty Images / EyeEm

De Francesco Canepa

Em Frankfurt (Alemanha)

22/06/2020 09h51

A forte compra de títulos governamentais pelo Banco Central Europeu não deve se tornar uma forma "ilimitada", uma ajuda permanente, aos governos endividados, disse o membro do BCE Jens Weidmann hoje.

O chefe do banco central da Alemanha defendeu as compras "flexíveis" do BCE, que se concentram nas dívidas da Itália, que passa por dificuldades, mas disse que elas deveriam ser apenas temporárias.

"'Flexível' não deveria significar 'ilimitado'", disse Weidmann em uma mensagem gravada. "Mais uma vez, é importante para mim que a política monetária não estabeleça incentivos errados para as finanças públicas."

Ele alertou que a política ultra frouxa do BCE precisará ser apertada quando as perspectivas econômicas permitirem para evitar que o banco central fique "emaranhado em política" e sobrecarregado.

"As autoridades de política monetária não devem assumir que manteremos os custos de financiamento dos governos baixos para sempre ou que corrigiremos quaisquer diferenças nos prêmios de risco soberano", acrescentou Weidmann.