IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chefe do FMI alerta que economia global ainda 'não está fora de perigo'

FMI pede cautela na retomada da economia - Getty Images
FMI pede cautela na retomada da economia Imagem: Getty Images

Andrea Shalal

Da Reuters, em Washington

16/07/2020 08h37

A atividade econômica global está acelerando após um declínio sem precedentes este ano devido à pandemia de coronavírus, mas uma segunda onda de infecções pode desencadear mais problemas, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

Georgieva disse que os custos fiscais de ações para conter a pandemia e mitigar as consequências econômicas estão elevando os já altos níveis da dívida, mas é prematuro começar a retirar as necessárias redes de segurança.

"Ainda não estamos fora de perigo", disse ela em uma postagem de blog antes de reunião virtual no sábado de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20.

No mês passado o FMI reduziu ainda mais sua estimativa de crescimento global para 2020, prevendo contração de 4,9% e recuperação mais fraca do que o esperado em 2021.

Georgieva disse que 11 trilhões de dólares em medidas fiscais pelos membros do G20 e outros países, assim como fortes injeções de liquidez por bancos centrais, limitaram as perdas da economia global.

Ainda assim, os perigos espreitam, disse ela, incluindo uma nova onda de infecções, exagero nos valores de ativos, preços voláteis de commodities, aumento do protecionismo e instabilidade política.