IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumo de energia no Brasil cai 4,1% nos primeiros 10 dias de julho, diz CCEE

Redução acontece em meio a impactos da pandemia de coronavírus sobre a demanda - Getty Images
Redução acontece em meio a impactos da pandemia de coronavírus sobre a demanda Imagem: Getty Images

Luciano Costa

Da Reuters, em São Paulo

20/07/2020 16h58

O consumo de eletricidade no Brasil recuou 4,1% nos primeiros dez dias de julho quando na comparação com mesmo mês do ano passado, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em boletim hoje, em meio a impactos da pandemia de coronavírus sobre a demanda.

A maior queda ocorreu no mercado regulado, no qual os clientes principalmente residenciais são totalmente atendidos pelas distribuidoras de energia, com retração de 5,8% no período, segundo a CCEE.

No mercado livre de energia, onde grandes consumidores como indústrias e centros comerciais negociam diretamente o suprimento com geradores e comercializadoras, o consumo caiu apenas 0,5% ano a ano.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou na semana passada que a carga de energia do sistema interligado do Brasil poderia avançar 0,5% neste mês, em meio à flexibilização de quarentenas contra o vírus em diversas regiões.

Em abril, primeiro mês inteiramente afetado pela pandemia, a demanda por eletricidade recuou cerca de 12%, com queda de 11,5% no mercado regulado e baixa ainda maior no mercado livre, de 13,6%, acrescentou a CCEE.