IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do consumidor dos EUA cai em julho

28/07/2020 11h19

WASHINGTON (Reuters) - A confiança do consumidor dos Estados Unidos recuou em julho, em meio ao aumento das infecções por Covid-19 no país, o que ameaça a recuperação da economia de uma recessão sem precedentes causada pela pandemia.

O Conference Board informou nesta terça-feira que seu índice de confiança do consumidor caiu para 92,6 neste mês, de uma leitura revisada de 98,3 em junho. Economistas consultados pela Reuters projetavam queda a 94,5 em julho.

A reabertura de empresas tem impulsionado a atividade econômica nos últimos meses, mas deixou o país em dificuldades para conter o ressurgimento de novos casos de coronavírus, forçando algumas autoridades nas regiões mais afetadas do Sul e do Oeste a novamente fechar os negócios ou interromper o processo de reabertura.

"Houve grandes declínios em Michigan, Flórida, Texas e Califórnia, sem dúvida resultado do ressurgimento de casos de Covid-19", disse Lynn Franco, diretora sênior de indicadores econômicos do Conference Board. "Olhando para o futuro, os consumidores ficaram menos otimistas com as perspectivas de curto prazo para a economia e o mercado de trabalho e permanecem cautelosos com suas perspectivas financeiras."

O número de pessoas que solicitaram pedidos de auxílio-desemprego nos EUA subiu em meados de julho pela primeira vez desde o final de março, quando o fechamento de negócios não essenciais quase paralisou a economia. A economia norte-americana entrou em recessão em fevereiro.

Um indicador da situação atual da pesquisa do Conference Board, com base na avaliação dos consumidores sobre as condições atuais das empresas e do mercado de trabalho, subiu para 94,2 neste mês, ante leitura 86,7 em junho.

O índice de expectativas, com base nas perspectivas de curto prazo dos consumidores para renda, negócios e condições do mercado de trabalho, caiu para 91,5, ante leitura de 106,1 em junho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)