PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Sentimento do investidor alemão melhora em agosto com esperanças de recuperação

11/08/2020 08h16

BERLIM (Reuters) - O sentimento dos investidores na Alemanha saltou mais do que o esperado em agosto, revelou uma pesquisa do instituto ZEW nesta terça-feira, refletindo as esperanças de que a maior economia da Europa está se recuperando após a devastação causada pela pandemia de coronavírus.

A pesquisa ZEW sobre o sentimento econômico dos investidores subiu para 71,5, ante 59,3 pontos no mês anterior, superando em muito a previsão de 58,0 em uma pesquisa da Reuters com economistas.

"As esperanças de uma recuperação econômica rápida continuaram a crescer", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

No entanto, os especialistas estavam muito mais pessimistas sobre as condições atuais. O índice que acompanha esse parâmetro caiu para -81,3 pontos, de -80,9 no mês anterior. A expectativa em pesquisa da Reuters era de uma leitura de -68,8 pontos.

A economia alemã encolheu 10,1% no segundo trimestre, sua taxa de perda mais acentuada já registrada, uma vez que os gastos do consumidor, o investimento empresarial e as exportações colapsaram no auge da pandemia de Covid-19, deixando para trás quase dez anos de crescimento.

Wambach disse que as avaliações de setores individuais mostraram que os especialistas esperam uma recuperação geral, especialmente nos setores domésticos. "No entanto, as expectativas de ganhos ainda muito baixas para o setor bancário e seguradoras em relação aos próximos seis meses são motivo de preocupação", acrescentou.