China espera que EUA criem condições para implementação de Fase 1 do acordo comercial, diz autoridade
PEQUIM (Reuters) - A China espera que os Estados Unidos parem de tomar medidas restritivas e discriminatórias contra as empresas chinesas e criem condições para a implementação da Fase 1 de seu acordo comercial, disse o ministro adjunto do Comércio chinês, Ren Hongbin, nesta quinta-feira.
Autoridades dos EUA e da China devem analisar o acordo durante uma videoconferência neste fim de semana e devem expor suas queixas sobre um relacionamento cada vez mais tenso.
Ren disse em entrevista coletiva que a pandemia de coronavírus e as medidas de controle de exportação dos EUA sem dúvida tiveram um impacto nas compras chinesas de bens e serviços norte-americanos.
Entre janeiro e julho, as importações da China vindas dos Estados Unidos caíram 3,5% em relação ao ano anterior, ficando aquém dos compromissos assumidos na Fase 1 do acordo comercial para aumentar as compras de produtos norte-americanos.
"Na situação atual, é necessário que ambos os lados trabalhem juntos e intensifiquem a cooperação para superar os tempos difíceis", disse Ren.
"Esperamos que os EUA parem de adotar quaisquer restrições e ações discriminatórias contra as empresas chinesas e criem condições para a implementação da Fase 1 do acordo comercial."
As tensões EUA-China têm se aprofundado rapidamente antes da eleição presidencial dos Estados Unidos, em novembro. O presidente norte-americano, Donald Trump anunciou proibições abrangentes sobre as transações dos EUA com as proprietárias chinesas dos aplicativos WeChat e TikTok. [nL1N2F90GK]
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.