IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Totvs oferece pagar multa de R$100 mi à Linx se proposta de fusão for vetade pelo Cade

01/09/2020 20h45

SÃO PAULO (Reuters) - A Totvs anunciou nesta terça-feira uma oferta para pagar uma multa de 100 milhões de reais para a Linx, caso a proposta que fez para fusão seja vetada posteriormente pelo órgão antitruste Cade.

Segundo a Totvs, o valor é parte da proposta que está em fase final de revisão e será levada aos conselheiros independentes da Linx nesta semana. O valor seria pago se a proposta, após aprovada pelos acionistas de ambas as companhias, for depois rejeitada pelo Cade.

"Desta forma, a Totvs seguirá respeitando o livre exercício do direito de voto dos acionistas da Linx, legalmente vinculado ao melhor interesse da companhia e não de terceiros, e sem que daí possam resultar em ilegítimas consequências financeiras para a própria companhia", diz trecho do fato relevante.

A Totvs disse ainda que concluiu documentação inicial para envio ao Cade do processo de análise de aspectos concorrenciais da operação, e que está preparando laudos, incluindo o relativo ao ágio decorrente da combinação de negócios.

"Entendemos ser fundamental que as propostas disponíveis sejam submetidas simultaneamente na mesma assembleia geral, no contexto dos deveres fiduciários dos conselheiros independentes e da preservação do pleno direito de escolha dos acionistas da Linx", concluiu a Totvs.

O anúncio acontece após a Linx ter informado pela manhã um ajuste no acordo assinado com a StoneCo, que fez um acordo concorrente ao da Totvs.

O novo acordo prevê redução do valor de uma multa que a Linx teria que pagar caso seus acionistas rejeitassem um acordo com a StoneCo, além de ajustes em outros termos do acordo.

(Por Aluísio Alves)