IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do STF, Luiz Fux, é diagnosticado com Covid-19 e CNJ cancela encontro

14/09/2020 16h33

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux, foi diagnosticado com Covid-19, e ficará em isolamento, o que levou ao cancelamento da primeira reunião do CNJ, que seria presidida presencialmente por ele na terça-feira, informaram as assessorias de imprensa da presidência do STF e do CNJ.

Luiz Fux tornou-se o primeiro integrante da mais alta corte brasileira infectado pelo novo coronavírus. Os presidentes dos outros dois Poderes, Jair Bolsonaro, e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Congresso Nacional, já contraíram Covid-19.

"O presidente (Fux) buscou serviço médico no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14) ao apresentar aumento de temperatura corporal", disse a assessoria da presidência do STF.

"A suspeita é de que possa ter contraído o novo coronavírus em almoço de confraternização familiar no último sábado (12). O ministro seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias", completou a nota.

A primeira sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcada para a terça-feira que seria presidida por Fux foi cancelada, informou a assessoria do colegiado.

A nota da assessoria de comunicação da Presidência do STF diz que Luiz Fux passa bem e pretende conduzir a sessão ordinária do plenário da quarta-feira. Ele presidirá a sessão remotamente, da sua casa no Rio de Janeiro, complementou. As sessões ordinárias dos Supremo seguem ocorrendo de forma virtual.

O novo presidente do Supremo tem 67 anos e assumiu o cargo na semana passada para um mandato de dois anos no lugar de Dias Toffoli.

Na solenidade de posse --que contou com a presença de todos os ministros do STF, menos Ricardo Lewandowski, além de Bolsonaro, Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outras autoridades--, Fux apareceu em diversos momentos sem máscara, como durante seu longo discurso.