Presidente do STF, Luiz Fux, é diagnosticado com Covid-19 e CNJ cancela encontro
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux, foi diagnosticado com Covid-19, e ficará em isolamento, o que levou ao cancelamento da primeira reunião do CNJ, que seria presidida presencialmente por ele na terça-feira, informaram as assessorias de imprensa da presidência do STF e do CNJ.
Luiz Fux tornou-se o primeiro integrante da mais alta corte brasileira infectado pelo novo coronavírus. Os presidentes dos outros dois Poderes, Jair Bolsonaro, e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Congresso Nacional, já contraíram Covid-19.
"O presidente (Fux) buscou serviço médico no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14) ao apresentar aumento de temperatura corporal", disse a assessoria da presidência do STF.
"A suspeita é de que possa ter contraído o novo coronavírus em almoço de confraternização familiar no último sábado (12). O ministro seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias", completou a nota.
A primeira sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcada para a terça-feira que seria presidida por Fux foi cancelada, informou a assessoria do colegiado.
A nota da assessoria de comunicação da Presidência do STF diz que Luiz Fux passa bem e pretende conduzir a sessão ordinária do plenário da quarta-feira. Ele presidirá a sessão remotamente, da sua casa no Rio de Janeiro, complementou. As sessões ordinárias dos Supremo seguem ocorrendo de forma virtual.
O novo presidente do Supremo tem 67 anos e assumiu o cargo na semana passada para um mandato de dois anos no lugar de Dias Toffoli.
Na solenidade de posse --que contou com a presença de todos os ministros do STF, menos Ricardo Lewandowski, além de Bolsonaro, Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outras autoridades--, Fux apareceu em diversos momentos sem máscara, como durante seu longo discurso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.