IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rosa Weber dá 48 horas para Salles explicar resolução sobre restingas e manguezais

01/10/2020 16h42

Por Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber requisitou informações ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre resolução de órgão da pasta que revogava medidas de proteção de áreas como manguezais e restingas.

A decisão da ministra responde a arguição de descumprimento de preceito fundamental proposta pelo PT.

"Diante da urgência qualificadora da tutela provisória requerida e da relevância do problema jurídico-constitucional posto, requisitem-se informações prévias ao Ministro de Estado do Meio Ambiente, a serem prestadas no prazo de 48 horas", diz o despacho, com a data de 30 de setembro.

"Dê-se ainda vista ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República, no mesmo prazo", segue a decisão.

Na segunda-feira, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão consultivo do ministério cujas determinações têm poder de lei, revogou resoluções que garantiam, entre outras barreiras, restrições ao desmatamento e ocupação de áreas de preservação ambiental, como restingas e manguezais.

A decisão do Conama foi alvo de críticas e gerou uma série de reações na tentativa de sustar as alterações via Legislativo ou Judiciário.

Na terça-feira, a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu as determinações do órgão em decisão assinada pela juíza federal Maria Almeida Senos de Carvalho, em uma ação popular.