IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Braskem barra ataque tipo ramsonware, diz que operação industrial não foi afetada

07/10/2020 10h12

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem afirmou nesta quarta-feira que uma tentativa de ataque do tipo ramsonware foi detectada e impedida de se alastrar pelos sitemas de computadores da companhia e que suas operações industriais não foram afetadas pelo incidente.

A maior petroquímica da América Latina havia informado mais cedo que havia detectado uma "invasão em sua infraestrutura de tecnologia", mas que um sistema de proteção interrompeu o acesso a alguns servidores e programas. Segundo a empresa, a interrupção do acesso "impactou suas operações", mas na ocasião a companhia não havia dado detalhes.

Questionada pela Reuters, a Braskem afirmou nesta tarde que o sistema de segurança evitou sequestro de informações e restringiu o impacto aos servidores. Ataques de tipo ramsonware usam programas que codificam dados dos computadores alvos, permitindo aos hackers cobrem "resgates" para que o acesso às informações seja liberado.

"O protocolo de segurança para o retorno seguro de todos os sistemas segue em estado adiantado. Não houve comprometimento ou interrupção das operações industriais da Braskem", afirmou a companhia em comunicado.

Às 15h35, a ação da Braskem subia 2,45%, enquanto Ibovespa mostrava alta de 0,35%. Na véspera a empresa anunciou novo recorde de venda de resinas no Brasil.

(Por Alberto Alerigi Jr.)