IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pelosi busca auxílio a aéreas e acordo abrangente em meio a retomada de negociações

08/10/2020 15h37

Por Richard Cowan e Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta quinta-feira que um projeto de lei para auxiliar companhias aéreas a sobreviver às consequências da pandemia do coronavírus era uma questão de segurança nacional e que só poderia ser aprovado no Congresso com garantias de que os parlamentares trabalharão em um pacote de auxílio mais abrangente.

Em entrevista à Bloomberg TV, Pelosi também expressou confiança de que ela e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, serão capazes de chegar a um acordo sobre o montante de auxílio no novo projeto para "minar" os casos da Covid-19, que ainda estão em alta nos Estados Unidos.

Pelosi disse que há "um claro entendimento" de que a ajuda às companhias aéreas deve "estar no contexto de um projeto de lei mais completo. A ajuda não precisa ocorrer no mesmo momento, mas deve acontecer com a garantia de que iremos além da assistência às companhias aéreas".

Mais cedo, em uma coletiva de imprensa semanal, Pelosi disse: "Não há projeto de lei independente sem um projeto de lei maior".

A presidente da Câmara, que é democrata, deseja aprovar centenas de bilhões de dólares a governos estaduais e locais para ajudá-los a lidar com queda das receitas e preocupações sobre afastar policiais, bombeiros e outros trabalhadores da linha de frente enquanto a pandemia prejudica a economia norte-americana.

Em vez de aprovar um projeto de lei abrangente, nos moldes de uma medida endossada em meados de maio pela Câmara, controlada pelos democratas, o governo Trump está focado em fornecer projetos de lei "autônomos", separados.

Além de ajudar as companhias aéreas norte-americanas em dificuldades, o governo quer outra rodada de pagamentos diretos de 1,2 mil dólares aos norte-americanos.

"Estamos prontos para negociar. Queremos continuar a conversação. Temos feito algum progresso, estamos fazendo intercâmbio e, então, veremos como nos conectaremos", disse Pelosi a repórteres, referindo-se às negociações com Mnuchin.