IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 e Dow Jones caem após 4 altas com preocupação sobre vacina da J&J

13/10/2020 13h20

Por Medha Singh e Shivani Kumaresan

(Reuters) - Os índices Dow Jones e S&P 500 caíam nesta terça-feira, após uma sequência de quatro dias de altas, uma vez que a pausa no teste da Johnson & Johnson de uma vacina para a Covid-19 gerou preocupações sobre uma recuperação econômica total da crise causada pelo coronavírus.

Johnson & Johnson caía 2,3%. A empresa informou que levaria "alguns dias" para revisar seu ensaio clínico, paralisado após uma doença inexplicada em um participante do estudo, possivelmente atrasando um dos esforços mais observados de perto para conter a pandemia global.

O índice S&P para o setor de saúde cedia de uma máxima recorde alcançada na sessão anterior e pesava sobre os índices agregados, já que as vacinas são consideradas essenciais para conter a pandemia, que levou a economia à sua pior recessão em décadas.

Algumas das empresas mais atingidas pelos efeitos da pandemia --as operadoras de cruzeiros Carnival Corp, Norwegian Cruise Line Holdings e a operadora de hotéis Wynn Resorts Ltd-- estavam entre as principais quedas do S&P 500.

A notícia da J&J é "um lembrete doloroso das dificuldades que o coronavírus trouxe para a economia", disse Eric Schiffer, diretor executivo da Patriarch Organization, empresa de private equity.

Somando-se ao tom negativo, a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, rejeitou a última oferta do presidente Donald Trump sobre um pacote de estímulo para combater os efeitos da Covid-19, o último sinal de que um acordo bipartidário sobre a medida de alívio permanece improvável antes da eleição de novembro.

Dando início à temporada de divulgação de balanços do terceiro trimestre, JPMorgan Chase & Co e Citigroup superaram as estimativas de analistas para lucro trimestral, com um salto nas receitas com negociação nos mercados financeiros. No entanto, ações de ambos os bancos caíam 1,5% e 3,9%, respectivamente.

No geral, analistas esperam que os lucros do terceiro trimestre para as empresas do S&P 500 caiam 19,6% em relação a um ano antes, menos que uma queda de 31% no trimestre anterior.

Às 13:07 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,31%, a 28.749 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,261161%, a 3.525 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,28%, a 11.910 pontos.