ANM apreende 146 mil t de manganês ilegal que seria exportado para a China
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Mineração (ANM) apreendeu no último sábado mais de 146 mil toneladas de minério de manganês ilegal no porto de exportações de Vila do Conde, em Barcarena (PA), informou a entidade em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Segundo a ANM, o material foi avaliado em 73 milhões de reais e possuía a China como destino. A agência afirmou que o minério estava distribuído em 186 contêineres e representa a maior apreensão do produto já realizada pela ANM.
"Todo o minério apreendido era de origem ilegal, extraídos no Pará e vendidos com notas fiscais 'esquentadas' por empresas que possuem títulos autorizativos de lavra", afirmou a agência, que promoveu a operação em conjunto com Polícia Federal, Ibama, Receita Federal e Marinha.
"O minério de manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado, especialmente com o ferro, na produção de aço", disse a ANM, destacando também a utilização do mineral em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.
(Por Gabriel Araujo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.