IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Autoridades do BCE debateram mais compras de títulos e empréstimos bancários, dizem fontes

29/10/2020 14h34

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu já debateram os componentes de seu próximo pacote de estímulo em resposta à pandemia nesta quinta-feira, com mais compras de títulos e empréstimos plurianuais a bancos concentrando as atenções, disseram fontes à Reuters.

A presidente da instituição, Christine Lagarde, disse depois da reunião que o BCE vai "recalibrar" sua política monetária em dezembro para conter as consequências crescentes de uma segunda onda de infecções por coronavírus, mas não detalhou o que isso significa na prática.

Duas fontes disseram à Reuters que algumas autoridades são a favor da expansão do Programa de Compra de Emergência de Pandemia do BCE, que esgotou quase metade de seu poder de fogo de 1,35 trilhão de euros.

Outros colocam maior ênfase na adoção de crédito ainda mais generoso para bancos sob as Operações de Refinanciamento de Longo Prazo Direcionadas do BCE, enquanto alguns ainda querem um pacote com ambos, disseram as fontes.

Embora nenhuma proposta específica tenha sido debatida, uma das fontes disse que a discussão era uma proposição para a reunião de dezembro.

Uma das questões em aberto diz respeito à composição do Programa de Compra de Emergência da Pandemia e como torná-lo direcionado dentro da conjuntura atual, disse uma das fontes.

As fontes acrescentaram que as autoridades de países do sul da Europa expressaram maior preocupação com as perspectivas, enquanto os formuladores de políticas monetárias dos países mais ao norte pediram paciência.

Um porta-voz do BCE não quis comentar.