IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Iberdrola planeja investir US$88 bi em "revolução energética" até 2025

05/11/2020 14h18

Por Isla Binnie

MADRI (Reuters) - A elétrica espanhola Iberdrola planeja investir 75 bilhões de euros (88 bilhões de dólares) em operações renováveis de produção, transmissão e varejo para capitalizar a crescente demanda global por energia limpa, disse a empresa nesta quinta-feira.

Países e companhias de todo o mundo estão buscando reduzir emissões para combater as mudanças climáticas, o que impulsiona empresas com foco em energias renováveis, como a Iberdrola.

A busca por oportunidades criadas pela "revolução energética" nas principais economias do mundo deve ajudar a elevar o lucro líquido em mais de 40% em relação aos números de 2019, para 5 bilhões de euros em 2025, disse a Iberdrola.

As ações da Iberdrola subiram ao longo da manhã e apuravam alta de 3,1%, superando o índice acionário espanhol e levando a companhia a ganhos de cerca de 25% no acumulado do ano. A empresa se tornou a segunda maior da Espanha, atrás apenas da Inditex , proprietária da Zara.

A Iberdrola promete ganhos estáveis para os acionistas, que receberão de 0,40 euro a 0,44 euro por ação até 2025, à medida que a companhia provisiona 94 bilhões de euros para os planos de investimentos e dividendos, disse o presidente-executivo da elétrica, Jose Sainz.

Esse dinheiro virá principalmente das operações e gestão de caixa, mas 19% serão provenientes de dívidas que a empresa tomará, afirmou Sainz.

Metade do investimento total será dividida entre os Estados Unidos, onde sua unidade Avangrid anunciou recentemente a aquisição de PNM Resources , e o Reino Unido, onde controla a Scottish Power.

Até 2030, a Iberdrola pretende aumentar sua capacidade solar e eólica "onshore" em 2,5 vezes, e a eólica "offshore" em 4,5 vezes, para atingir um portfólio total de geração de 95 gigawatts (GW).

(Reportagem de Isla Binnie, com reportagem adicional de Jose Elias Rodriguez)