IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Williams, do Fed, diz que economia dos EUA está em "buraco profundo" e alta de infecções é risco

13/11/2020 10h23

Por Jonnelle Marte

(Reuters) - A economia dos Estados Unidos está em uma trajetória positiva, mas ainda em um "buraco profundo", e o aumento nas infecções por coronavírus pode desacelerar o crescimento, disse o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, nesta sexta-feira.

"O grande aumento nos casos de Covid recentemente coloca claramente o mercado em dúvida sobre a capacidade da economia de resistir a este período", disse Williams em uma entrevista ao Financial Times. "Eu esperaria que o crescimento no quarto trimestre, e talvez no início do próximo ano, desacelerasse um pouco."

A capacidade de superar completamente o vírus dependerá do desenvolvimento de vacinas e outros tratamentos, e o progresso anunciado recentemente nessas frentes ofereceu "sinais positivos" sobre a capacidade de superar a Covid-19 no próximo ano, disse Williams.

A Pfizer anunciou nesta semana que sua vacina experimental para a Covid-19 é mais de 90% eficaz, de acordo com resultados de testes iniciais.

Apesar das boas notícias, Williams disse que está ainda mais preocupado com a possibilidade de a inflação permanecer muito baixa nos próximos anos, à medida que a economia continua a se recuperar e milhões de pessoas tentam voltar ao trabalho.

"As coisas parecem melhores, mas isso no contexto de uma economia que sofreu um enorme golpe", disse Williams. "Até hoje o desemprego segue muito alto e ainda estamos em um buraco fundo."

A ajuda fiscal implementada pelo Congresso dos EUA neste ano ajudou os norte-americanos a se manterem à tona, e as economias acumuladas com a ajuda de cheques de estímulo e auxílio-desemprego ainda estão sustentando a economia, disse ele.