IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do BC do Japão diz que esquema de ajuda a bancos não afetará controle da curva de rendimento

18/11/2020 08h22

Por Tetsushi Kajimoto e Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O novo esquema de alívio do banco central do Japão para credores regionais não afetará a política monetária, afirmo nesta quarta-feira o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, rejeitando a visão de que o esquema pode dificultar que se alcance as metas de juros.

Em tentativa de melhorar a saúde dos bancos regionais do Japão, o banco central apresentou na semana passada um esquema segundo o qual pagará juros de 0,1% sobre os depósitos detidos pelos credores que cortem custos, aumentem os lucros ou consolidem.

Alguns analistas disseram que os juros de 0,1% pagos a credores pertinentes podem elevar as taxas do mercado monetário e afetar o controle do Banco do Japão sobre os juros de curto prazo.

Segundo a política chamada de controle da curva de rendimento, o banco central determina a meta de juros de curto prazo em -0,1% e a dos rendimentos dos títulos de 10 anos do governo em torno de 0%.

"O esquema não terá impacto sobre nossa política de controle da curva de rendimento", disse Kuroda ao Parlamento quando questionado sobre o impacto do programa de alívio na política monetária.

"Adotamos esse esquema como política de prudência", com o objetivo de garantir que as instituições financeiras permaneçam saudáveis o suficiente para canalizar fundos a tomadores de empréstimo, disse ele. "Não é algo executado como política monetária."