IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa recupera nível de 117 mil pontos em sessão com baixa liquidez

23/12/2020 10h17

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha desempenho positivo na última sessão da semana encurtada pelo Natal, em mais um dia com volume de negociações bastante reduzido, enquanto investidores permanecem atentos a questões relacionadas à pandemia de Covid-19.

Às 11:34, o Ibovespa subia 0,78%, a 117.543,70 pontos. O volume financeiro era de 4,95 bilhões de reais. Na terça-feira, o índice avançou 0,7%, já mostrando giro financeiro bem abaixo da média de dezembro.

Analistas do Banco Safra afirmaram em nota que em "momentos de volumes mais baixos o mercado pode reagir com mais força tanto a notícias negativas quanto a notícias positivas, podendo gerar um pouco mais de volatilidade".

Enquanto a cautela com nova mutação do coronavírus encontrada no Reino Unido parece ficar de lado, agentes financeiros continuam acompanhando o avanço na aprovação de vacinas.

Ainda nesta quarta-feira, o Instituto Butantã apresentará informações sobre a conclusão do estudo clínico da CoronaVac e sua eficácia, com expectativa de anúncio de que a vacina é eficaz contra o coronavírus.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou mais cedo que, para 2021, a esperança de sua equipe estará voltada para a vacinação em massa, já que isso garantirá retorno seguro ao trabalho e a retomada do crescimento econômico.

Guedes falou em entrevista coletiva após divulgação do Caged, que mostrou que o país abriu 414.556 vagas formais de emprego em novembro, recorde para todos os meses da série histórica iniciada em 1992.

Este foi o quinto mês seguido em que o Caged ficou no azul, informou o Ministério da Economia, defendendo que o desempenho confirma a retomada do crescimento econômico após a fase mais crítica da epidemia, no segundo trimestre do ano.

Enquanto isso, nos Estados Unidos dados de pedidos de auxílio-desemprego melhoravam o humor do mercado. Foram 803 mil na semana encerrada em 19 de dezembro, contra 892 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters projetavam 885 mil pedidos na semana passada.

DESTAQUES

- YDUQS ON valorizava-se 3,6%, após recomendação de "compra" da XP Investimentos com preço-alvo de 50,7 reais. COGNA ON, que recebeu recomendação "neutra", avançava 2,2%. Fora do Ibovespa, SER ON subia 3,2%, mas ÂNIMA ON recuava 0,2%. [nL1N2J313G]

- BRASKEM PNA avançava 1%. Na véspera, a companhia assinou novos contratos de longo prazo com a Petrobras para o recebimento de nafta da petrolífera.

- GOL PN ganhava 4,85%, se recuperando após as quedas do início da semana. Acompanhando o movimento, AZUL PN subia 4,7% e CVC BRASIL ON tinha alta de 4,2%.

- MARFRIG ON recuava 1,7%, em sessão de ajustes, após forte alta da véspera. MINERVA ON caía 2%, enquanto JBS ON perdia 0,75%.