IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa sobe 1%, mas tem leve queda na semana

23/12/2020 18h33

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O índice de referência da bolsa brasileira avançou nesta quarta-feira, última sessão de uma semana encurtada pelo Natal, em outro dia de baixa volume de negócios.

O Ibovespa subiu 1%, a 117.806,85 pontos. No acumulado da semana, de apenas três pregões, o índice recuou 0,1%. O volume financeiro da sessão somou 21,4 bilhões de reais.

Com a agenda política paralisada em meio ao recesso parlamentar, investidores devem se manter atentos a questões relacionadas ao coronavírus no curto prazo.

Após notícias de uma nova variante do vírus abalarem mercados nas últimas sessões, o governo britânico colocou grande parte do país em restrições ainda mais rígidas contra a Covid-19.

No âmbito doméstico, esperava-se para esta quarta-feira anúncio do percentual de eficácia da vacina da SinoVac e o posterior pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial, mas tanto a divulgação como a apresentação do pedido foram adiadas.

Mais cedo, divulgação do Caged mostrou que o país abriu 414.556 vagas formais de emprego em novembro, recorde para todos os meses da série histórica iniciada em 1992.

Este foi o quinto mês seguido em que o Caged ficou no azul, informou o Ministério da Economia, defendendo que o desempenho confirma a retomada do crescimento econômico após a fase mais crítica da epidemia, no segundo trimestre.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN registrou alta de 2,46% e PETROBRAS ON de 2,16%, na esteira da forte alta dos futuros do petróleo. PETRO RIO ON saltou 10,8%.

- YDUQS ON valorizou-se 2,2%, após recomendação de "compra" da XP Investimentos. COGNA ON, que recebeu recomendação "neutra", também ganhou 2,2%. Fora do Ibovespa, SER ON subiu 4,2%, enquanto ÂNIMA ON encerrou a sessão estável.

- GOL PN ganhou 5,3%, recuperando-se após as quedas do início da semana. Na mesma linha, AZUL PN subiu 6,9% e CVC BRASIL ON teve alta de 2,2%.

- MARFRIG ON recuou 1,67%, após forte alta da véspera. MINERVA ON caiu 2,54%, enquanto JBS ON perdeu 1,16%.