IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Corte de produção saudita deve levar Brent a US$60/barril em meados do ano, diz UBS

07/01/2021 09h49

(Reuters) - O UBS elevou projeções e disse que o o preço do petróleo Brent deve atingir 60 dólares por barril por volta da metade do ano após a Arábia Saudita ter surpreendido com o anúncio de um corte unilateral de produção e ante expectativas de forte recuperação na demanda no segundo trimestre, com vacinas e aumento em viagens.

Com o movimento saudita, o aumento da produção da Opep de 0,5 milhão de barris por dia (bpd) em janeiro será totalmente revertido, o que resultará em um mercado mais apertado no primeiro semestre do ano, disseram analistas do banco suíço em nota.

O maior exportador global de petróleo prometeu cortes adicionais e voluntários de oferta de 1 milhão de barris por dia (bpd) em fevereiro e março, o que levou o Brent, preço de referência internacional, aos maiores níveis desde fevereiro passado.

"O movimento preventivo do reino sugere para nós um desejo de defender os preços e apoiar o mercado de petróleo em meio a preocupações com a demanda devido à prorrogação de restrições de mobilidade na Europa", disse o UBS.

""Mas se a demanda cair em menor grau, a medida saudita também ajudaria a acelerar o processo de redução dos estoques de petróleo", acrescentou.

O petróleo Brent era negociado em torno 54 dólares por barril nesta quinta-feira, enquanto o petróleo nos EUA opera perto dos 51 dólares.

O banco espera que o Brent seja negociado 63 dólares por barril no segundo semestre de 2021 e o WTI com desconto de 3 dólares por barril em relação aos preços do Brent.

(Por Nakul Iyer e Swati Verma em Bangalore)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC