PPSA arrecada R$704,2 mi para a União em 2020; total vai a R$2,7 bi desde 2018
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Pré-Sal Petróleo (PPSA) arrecadou 704,2 milhões de reais para a União no ano passado, somando um total de 2,8 bilhões desde 2018, informou nesta terça-feira a estatal de petróleo e gás, responsável por representar o Brasil nos contratos de partilha de produção, em áreas do pré-sal.
Do montante total arrecadado em 2020, 627,8 milhões foram referentes à comercialização da parcela de petróleo e gás da União sob gestão da companhia, volume 33,5% superior ao de 2019 e 119% ao de 2018, quando a empresa iniciou a atividade.
Os 76,4 milhões de reais restantes foram arrecadados por meio de um Acordo de Equalização de Gastos e Volumes assinado entre a PPSA e a Petrobras em junho de 2020, explicou a empresa.
O acordo é referente à parcela da União na produção de petróleo e gás natural no campo de Tartaruga Verde Sudoeste, objeto de contrato de partilha de produção assinado em 17 de dezembro de 2018.
Em 2020, foram comercializados 2,8 milhões de barris de petróleo da Área de Desenvolvimento de Mero e do campo de Entorno de Sapinhoá, que operam em regime de partilha de produção, e 37,7 milhões de metros cúbicos de gás dos campos de Entorno de Sapinhoá, Tartaruga Verde Sudoeste e Tupi.
Desde 2018, a PPSA já arrecadou 2,68 bilhões de reais para a União, sendo 1,38 bilhão com a atividade de comercialização do petróleo e gás e 1,3 bilhão com equalizações de gastos e volumes realizadas pela companhia em áreas onde a União tem participação nos Acordos de Individualização da Produção.
(Por Marta Nogueira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.