Ibovespa cai com dúvidas sobre pacote nos EUA e decepção com varejo no Brasil
SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário brasileiro acusava perdas nesta sexta-feira, uma vez que o otimismo da véspera rapidamente deu lugar a preocupações em relação a um pacote de estímulo nos Estados Unidos, enquanto dados decepcionantes de vendas no varejo no Brasil empurravam as ações do setor ladeira abaixo.
Às 10:34, o Ibovespa mostrava desvalorização de 1,55%, aos 121.659,57 pontos.
A confirmação dos EUA de um pacote de estimulo fiscal de 1,9 trilhão de dólares, que na véspera impulsionou ativos de risco, passou a ser vista como enfrentando problemas para aprovação no Congresso do país, além dos possíveis efeitos inflacionários e de possível aumento de impostos.
Enquanto isso, as atenções nas bolsas de Wall Street migravam para o noticiário corporativo, diante da temporada de divulgação de balanços trimestrais inaugurada nesta manhã com JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup.
Por aqui, o destaque foi o anúncio do IBGE de que as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em novembro na comparação com o mês anterior. A expectativa, em pesquisa da Reuters, era de alta de 0,4%. A notícia colocava ações de varejistas entre os destaques negativos do Ibovespa.
"A perspectiva para o começo do ano torna-se progressivamente mais complexa por conta do avanço da Covid-19 e o fim do auxílio emergencial", afirmou o modalmais em nota clientes.
(Por Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.