IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Opep está "cautelosamente otimisma" com recuperação do mercado do petróleo em 2021

19/01/2021 16h58

Por Ahmad Ghaddar e Alex Lawler e Nidhi Verma

LONDRES (Reuters) - O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou nesta terça-feira que está cautelosamente otimista com uma recuperação do mercado da commodity neste ano, após a queda de demanda que acompanhou a pandemia de coronavírus.

As reuniões mensais entre a Opep e aliados liderados pela Rússia, que formam o grupo conhecido como Opep+, estão prontas para impedir que um desequilíbrio ressurja no mercado, disse Mohammad Barkindo em um fórum virtual.

"Todos nós concordamos que a recuperação é frágil, ainda há mais incertezas, mas nós estamos cautelosamente otimistas de que a recuperação vai se materializar neste ano", afirmou Barkindo durante o Atlantic Council Global Energy Forum.

Neste mês, os preços do petróleo tiveram rali para uma máxima de 11 meses, apoiados pela decisão da maioria dos membros da Opep+ de manter produção estável em fevereiro, tomada em 5 de janeiro, e por uma promessa de cortes voluntários de bombeamento pela Arábia Saudita.

O ministro do Petróleo da Índia, Dharmendra Pradhan, disse no mesmo evento que a medida inesperada de cortes de produção por alguns membros da Opep gerou um rali dos preços e está criando confusão para os países consumidores.

"Esse tipo de cenário irá nos empurrar para mais métodos alternativos de geração de energia", afirmou Pradhan.

Em resposta, Barkindo disse que a Opep+ precisa ser flexível e ter mercados estáveis como seu objetivo.