IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção da Opep avança em janeiro, mas alta é limitada por paralisação na Nigéria

29/01/2021 19h09

LONDRES (Reuters) - A produção de petróleo da Opep avançou pelo sétimo mês consecutivo em janeiro, indicou uma pesquisa da Reuters, depois de o grupo e aliados concordarem com uma redução adicional em seus cortes recordes de oferta --embora uma queda involuntária nas exportações nigerianas tenha limitado o aumento.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que possui 13 membros, tem bombeado 25,75 milhões de barris por dia (bpd) em janeiro, segundo a pesquisa, o que representa um aumento de 160 mil bpd ante dezembro e mais um crescimento em relação às mínimas de três décadas registradas em junho.

A Opep+, que reúne a Opep e outros produtores liderados pela Rússia, concordou em flexibilizar seus cortes de produção em 500 mil bpd a partir de 1º de janeiro, visto que a demanda se recupera, em certa medida, da crise do coronavírus.

Esse acordo permite que a Opep aumente a produção em cerca de 300 mil bpd em janeiro. O grupo entregou pouco mais da metade desse volume esperado após a queda na oferta da Nigéria, de acordo com a pesquisa.

(Reportagem de Alex Lawler, com reportagem adicional de Ahmad Ghaddar)