IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas pendentes de moradias nos EUA caem em dezembro pelo 4º mês seguido

29/01/2021 12h14

WASHINGTON (Reuters) - O número de contratos para compra de casas usadas nos Estados Unidos diminuiu pelo quarto mês consecutivo em dezembro, devido à falta de imóveis disponíveis para venda, o que está elevando os preços.

A Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês) informou nesta sexta-feira que seu Índice de Vendas Pendentes de Moradias, baseado em contratos assinados no mês passado, caiu 0,3% em dezembro, para 125,5.

Economistas ouvidos pela Reuters previam que os contratos imobiliários pendentes, que se transformam em vendas após um ou dois meses, recuariam 0,1% em dezembro.

Na comparação com o ano anterior, as vendas pendentes de residências aumentaram 21,4% em dezembro. As vendas de casas existentes alcançaram uma máxima em 14 anos em 2020.

"Há uma alta demanda por moradias e um grande número de possíveis compradores", disse o economista-chefe do NAR, Lawrence Yun. "Esta demanda elevada sem um aumento significativo na oferta fez os preços das casas aumentarem e podemos esperar mais pressão de alta sobre os preços no futuro próximo."

O mercado imobiliário tem sido amparado por taxas mais baratas de hipotecas e por um êxodo de áreas centrais de cidades para subúrbios e outras regiões de baixa densidade, à medida que empresas permitem que funcionários trabalhem em casa e escolas adotam ensino online, devido à pandemia do coronavírus. Cerca de 23,7% da força de trabalho está trabalhando de casa.

A oferta de moradias continua sendo um desafio, em meio à escassez de madeira, terras e mão de obra. Isso está aumentando os preços das casas.

(Por Lucia Mutikani)