IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do barril de petróleo salta US$1 com tempestades de inverno no Texas

17/02/2021 18h22

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo avançaram mais de 1 dólar por barril nesta quarta-feira, à medida que temperaturas congelantes afetam o bombeamento no Texas, maior produtor de petróleo dos Estados Unidos, com expectativas de que o tempo atipicamente frio afete a oferta da commodity por dias ou até mesmo semanas.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,99 dólar, ou 1,6%, a 61,14 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,09 dólar, ou 1,8%, para 61,14 dólares o barril. Ambas as referências atingiram os maiores níveis desde janeiro do ano passado.

O petróleo tem recebido suporte dos cortes de oferta promovidos pela Opep+, da redução adicional de oferta da Arábia Saudita e de expectativas de uma recuperação da demanda guiada pela vacinação contra a Covid-19.

Mas o tempo historicamente frio desde o final de semana no Texas, que fornece a maior parte do petróleo dos EUA e faz parte do principal centro de refino do país, deu impulso para os preços subissem ainda mais.

"Isso acabou de nos levar para o próximo nível", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia do Mizuho em Nova York. "O petróleo WTI provavelmente atingirá uma máxima em torno de 65,65 dólares", afirmou.

A enorme frente fria nos EUA interrompeu a produção de cerca de 1 milhão de barris por dia, e deve afetar o bombeamento por vários dias, senão semanas, segundo especialistas do setor, já que instalações ficaram congeladas.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin, em Londres, e Sonali Paul e Shu Zhang, em Cingapura)