PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Tinha certeza que esse dia chegaria, diz Lula após anulação de condenações

10/03/2021 11h56

Por Leonardo Benassatto

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que sempre teve certeza que chegaria o dia de deixar claras as "inverdades" imputadas a ele, após a anulação de todas as condenações sofridas pelo petista no âmbito da operação Lava Jato em Curitiba.

Lula lembrou que há quase três anos se entregou à Polícia Federal para evitar figurar como fugitivo e para poder provar, da prisão, que era vítima da "maior mentira jurídica" do país.

"Tomei a decisão de me entregar porque não seria correto um homem da minha idade, com a história construída com vocês, aparecer na capa dos jornais como fugitivo", disse Lula, na sede do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no início de entrevista coletiva.

"Tinha tanta confiança e tanta consciência do que estava acontecendo no Brasil, que tinha certeza que esse dia chegaria, e ele chegou", afirmou o ex-presidente.

Lula acrescentou que não guarda mágoa porque o sofrimento enfrentando pelo povo brasileiro é maior do que ele experimentou.

Na segunda-feira, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações impostas a Lula pela 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da operação Lava Jato, medida que devolve ao petista seus direitos políticos e poderá, se mantida, embaralhar a sucessão presidencial de 2022.

(Reportagem de Leonardo Benassatto, Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello)

PUBLICIDADE