IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia chilena encolhe 5,8% em 2020 devido ao coronavírus, diz BC

Apesar do encolhimento da economia, o Chile é um dos países que mais tem vacinado a população contra a covid-19 - Marcelo Hernandez/Getty Images
Apesar do encolhimento da economia, o Chile é um dos países que mais tem vacinado a população contra a covid-19 Imagem: Marcelo Hernandez/Getty Images

Fabián Andrés Cambero

18/03/2021 10h44Atualizada em 18/03/2021 10h53

SANTIAGO (Reuters) - A economia chilena fechou 2020 com queda de 5,8%, impactada pelas restrições adotadas no maior produtor mundial de cobre para conter a pandemia do coronavírus, informou o banco central nesta quinta-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) ficou estável no quarto trimestre na comparação com o ano anterior, avançando 6,8% entre outubro e dezembro em relação aos três meses anteriores. O banco central não detalhou os motivos da evolução trimestral.

Para 2020, o resultado foi 'explicado pela emergência sanitária associada à Covid-19, que afetou a mobilidade das pessoas e o funcionamento dos estabelecimentos produtivos', disse o BC.

O órgão destacou que o crescimento de 1,3% da mineração foi impulsionado pelo ferro e outros minerais não metálicos, enquanto o cobre, maior exportação chilena, teve um aumento marginal de 0,4%.

Por outro lado, a demanda doméstica recuou 1,4% nos últimos três meses do ano, acumulando queda de 9,1% em todo o ano de 2020.

Para este ano, o Banco Central espera um crescimento econômico de 5,5% a 6,5% associado à recuperação pós-pandêmica e ao avanço rápido no plano de vacinação contra a Covid-19.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.