IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Secretário diz que leilão da Cedae pode gerar ágio de até 40%

Vista do prédio da Cedae, no Rio de Janeiro - Mauro Pimentel/AFP
Vista do prédio da Cedae, no Rio de Janeiro Imagem: Mauro Pimentel/AFP

Por Rodrigo Viga Gaier

22/03/2021 10h35

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O leilão de partes da companhia de saneamento do Rio de Janeiro, Cedae, pode gerar um ágio de 30% a 40% sobre o valor da outorga mínima de R$ 10,6 bilhões, estimou hoje o secretário da Casa Civil do Estado, Nicola Miccione.

Segundo ele, mais de 1.200 visitas técnicas às instalações da Cedae já foram realizadas e mais de 2.000 estão agendadas, apesar da pandemia de covid-19.

O estado estima que no momento há ao menos de dez a 12 grupos interessados no certame, formados por empresas nacionais e internacionais do setor de saneamento, grupos financeiros e empresas de engenharia.

"O leilão tem tido interesse de grandes empresas a achamos até que o ágio deve girar em torno de 30% a 40%", afirmou Miccione a jornalistas.

O leilão está marcado para acontecer no fim de abril e não há risco de ser adiado por conta da pandemia, afirmou o secretário. "Não temos pedido ou questionamento nesse sentido (de adiamento)" afirmou.

O edital da Cedae prevê a concessão dos serviços de distribuição e coleta e tratamento de esgoto por 35 anos e investimentos de mais de R$ 30 bilhões. A empresa seguirá estatal nos segmentos de captação e tratamento da água.