PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Expansão das reservas do FMI pode impulsionar crescimento global e confiança, diz porta-voz

25/03/2021 14h19

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - Aumentar as reservas de emergência do Fundo Monetário Internacional em 650 bilhões de dólares pode impulsionar a confiança e o crescimento da economia global à medida que ela se recupera da pandemia de coronavírus, disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice, nesta quinta-feira.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, anunciou na terça-feira planos de apresentar ao conselho executivo do FMI uma proposta formal para uma possível alocação de 650 bilhões de dólares em Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês) até junho, aumentando a liquidez dos países membros sem aumentar o fardo da dívida.

Rice disse em um briefing regular do FMI que a última emissão do Fundo de 250 bilhões de dólares em SDRs, a moeda própria do FMI, em 2009, durante a crise financeira global, ajudou a sustentar uma recuperação.

"Da última vez ... ajudou a economia global a se recuperar. Ajudou a impulsionar a confiança e o crescimento naquela época. E acreditamos que pode fazer o mesmo novamente", disse Rice.

Isso também liberaria recursos para os países membros ajudarem a combater a pandemia, apoiar programas de vacinação e outras medidas urgentes, disse Georgieva na terça-feira.

Se aprovadas conforme o esperado, as reservas adicionais -- que podem ser convertidas em moedas fortes pelos países membros ou compartilhadas com nações mais necessitadas -- devem ficar disponíveis ainda este ano.

PUBLICIDADE