PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Anderson Torres toma posse na Justiça e Mendonça reassume AGU em cerimônias fechadas

30/03/2021 20h18

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O delegado da Polícia Federal Anderson Torres tomou posse como novo ministro da Justiça no lugar de André Mendonça, que retornou ao comando da Advocacia-Geral da União (AGU), em duas cerimônias fechadas nesta terça-feira, após decisão do presidente Jair Bolsonaro de trocar os comandos de seis ministérios.

Torres, que ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, é próximo dos filhos de Bolsonaro e sua indicação acendeu alertas sobre a possibilidade de eventual intervenção do presidente em instituições como a Polícia Federal.

Mendonça, por sua vez, voltou ao comando da AGU, cargo que ocupou entre janeiro de 2019 e março do ano passado, quando assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública no lugar de Sérgio Moro.

Mendonça é bastante próximo do presidente e assume a AGU no lugar de José Levi, que deixou o cargo por não ter assinado a ação em que Bolsonaro questiona medidas restritivas de governadores contra a Covid-19 apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação foi rejeitada pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello justamente por ter sido assinada só pelo presidente.