Minério de ferro mantém alta com recuperação na demanda global por aço
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os preços do minério de ferro na Ásia avançaram nesta segunda-feira, à medida que um fortalecimento na demanda global por aço impulsionava o sentimento do mercado, uma vez que usinas siderúrgicas na China continuavam a aumentar a produção apesar do escrutínio do governo sobre o cumprimento por elas de medidas anti-poluição.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, encerrou a sessão diurna com alta de 0,8%, a 1.060 iuanes (162,70 dólares) por tonelada, na terceira sessão consecutiva de alta.
O primeiro contrato do minério de ferro na bolsa de Cingapura , para entrega em maio, avançava 1,4%, para 174,60 dólares por tonelada, na quarta sessão seguida de ganhos.
"A produção de aço em alta continua a apoiar o mercado de minério de ferro", escreveram analistas do ANZ em nota.
Os preços spot do minério de ferro na China subiram na semana passada, com o minério gradação 62% fechando a 176,50 dólares na sexta-feira, maior nível desde 4 de março, enquanto o gradação 65%, menos poluente, tocou nível recorde acima de 200 dólares, segundo dados da consultoria SteelHome.
"A crescente fiscalização sobre emissões está forçando siderúrgicas a usar minério de ferro de alta gradação, o que compensa devido às fortes margens do aço", disseram os analistas do ANZ.
A robusta demanda por aço na China, maior fabricante e exportadora global, é sustentada por crescentes preços dos imóveis e aumento nas vendas de escavadeiras, afirmaram eles.
Isso coincide com exportações de aço em alta na China e aumento nas atividades em outros países.
No aço, o vergalhão para construção na bolsa de futuros de Xangai caiu 1%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.