PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Ibovespa mostra fraqueza com declínio de commodities; Banco Inter sobe 5%

20/05/2021 10h16

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa mostrava certa fraqueza nesta quinta-feira, com o declínio de Vale e Petrobras entre as maiores pressões de baixa na esteira do recuo de preços de commodities no exterior, enquanto Banco Inter era destaque positivo após parceria com o Banco ABC Brasil.

Às 11:16, o Ibovespa caía 0,2%, a 122.394,82 pontos. O volume financeiro somava 5,5 bilhões de reais.

No exterior, Wall Street abriu em alta, depois que os pedidos de auxílio-desemprego semanais dos Estados Unidos atingiram o nível mais baixo desde o início da recessão devido à pandemia, mas os preços do minério de ferro na China e do petróleo recuavam, contrabalançando o efeito positivo na bolsa paulista.

Apesar da recuperação nos pregões em Nova York, notas matinais de gestoras e bancos citaram que investidores ainda se mostram ressabiados com a ata da última reunião do Federal Reserve na véspera, que sugeriu que o início do aperto monetário nos Estados Unidos pode estar ficando mais próximo.

DESTAQUES

- VALE ON caía 0,94%, pesando no Ibovespa, diante de nova queda dos preços do minério de ferro na China, após o governo buscar uma supervisão mais rigorosa dos mercados de commodities para conter os preços exorbitantes, desencadeando uma correção.

- PETROBRAS PN cedia 0,38%, contaminada pela fraqueza dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent cedia 1,2%. PETROBRAS ON recuava 1,02%.

- BANCO INTER UNIT avançava 5,09%, após fechar parceria como o Banco ABC Brasil para atuar conjuntamente em áreas como estruturação, colocação e distribuição de títulos e valores mobiliários e de fundos de investimentos. ABC BRASIL PN, que não está no Ibovespa, subia 2,04%.

- BTG PACTUAL UNIT valorizava-se 2,41%, tendo no radar notícias de que está comprando a Universa, dona da casa de análise Empiricus e da plataforma de investimentos Vitreo.

- ELETROBRAS ON recuava 1,58%, em meio a movimentos de realização de lucros, após renovar máximas mais cedo, quando chegou a 43,39 reais (+2%), na esteira da aprovação na Câmara dos Deputados da MP que abre espaço para a privatização da elétrica. O texto segue ao Senado.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,82%, enquanto BRADESCO PN tinha acréscimo de 0,08%.

- CIELO ON recuava 0,77%, após Paulo Caffarelli, renunciar ao cargo de diretor presidente da empresa de meio de pagamentos, função que será ocupada por Gustavo Henrique Santos de Sousa, atual vice-presidente de finanças e diretor de relações com investidores.