Salto nos preços ao produtor na Alemanha aponta para maior pressão inflacionária
BERLIM (Reuters) - Os preços ao produtor alemão aumentaram 5,2% em abril na comparação com o ano anterior, o maior aumento em quase uma década, mostraram dados nesta quinta-feira, em mais um sinal de que os gargalos de oferta estão levando a uma maior pressão inflacionária na Alemanha.
O aumento nos preços ao produtor seguiu-se a um aumento anual de 3,7% em março. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 5,1%.
Em comparação com o mês anterior, os preços ao produtor subiram 0,8% em abril, informou a agência federal de estatísticas.
"As pressões sobre os preços continuam apontando para cima também ao nível do produtor", disse o economista da LBBW, Jens-Oliver Niklasch.
"No momento, é difícil dizer quanto dos custos as empresas serão realmente capazes de repassar aos consumidores", acrescentou.
Os gargalos de oferta e a recuperação econômica em geral devem aumentar as pressões sobre os preços na Alemanha, com o governo prevendo que a inflação dos preços ao consumidor salte para 2,2% este ano e diminua para 1,5% no próximo.
(Por Michael Nienaber)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.