PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

China tem negociações econômicas com 2ª autoridade dos EUA em uma semana

02/06/2021 08h43

PEQUIM (Reuters) - O vice-premiê chinês, Liu He, trocou opiniões com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, sobre questões de "preocupação" mútua em sua segunda teleconferência virtual em uma semana com autoridades econômicas e comerciais do governo Biden.

Liu -- que liderou as negociações por parte da China nas conversas comerciais sino-americanas depois que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, entrou numa guerra comercial com Pequim -- já havia tido uma conversa também "sincera" com a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, em 26 de maio.

O envolvimento crescente da China com os chefes comerciais e econômicos da maior economia do mundo desde que Joe Biden assumiu o cargo, em janeiro, ocorre num momento em que o governo dos Estados Unidos critica Pequim por abusos de direitos humanos e busca reunir outras nações ricas para formar uma frente única contra o país asiático.

"A secretária Yellen discutiu os planos do governo Biden-Harris para apoiar uma recuperação econômica forte e contínua e a importância de cooperar em áreas que são do interesse dos EUA, ao mesmo tempo que abordou francamente questões preocupantes", disse o Departamento do Tesouro dos EUA em um comunicado.

Na videochamada de Liu com Yellen de quarta-feira, ambos os lados realizaram amplos intercâmbios sobre a situação macroeconômica e uma cooperação bilateral e multilateral, informou a agência de notícias chinesa Xinhua.

(Por Lusha Zhang, Roxanne Liu e Ryan Woo)