PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Saúde reduz em quase 4 milhões projeção de doses de vacinas contra Covid para junho

02/06/2021 21h06

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde reduziu em quase de 4 milhões de doses a projeção de vacinas de Covid-19 a serem entregues em junho, conforme a previsão atualizada pela pasta nesta quarta-feira, tendo agora a expectativa de receber 39.893.060 doses de imunizantes no mês.

A mudança no recebimento de doses --que dependem do fornecimento dos laboratórios e instituições fabricantes-- é mais uma diminuição no quantitativo de vacinas para o período. Anteriormente, a expectativa era receber 43,8 milhões de doses em junho.

A redução, segundo o cronograma atualizado, decorre da queda de doses a serem recebidas da CoronaVac, do Instituto Butantan, que passou de 6 milhões para 5 milhões de unidades; e das vacinas da AstraZeneca-Oxford, parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 20,9 milhões para 18 milhões.

A expectativa para a vacina da Pfizer segue em 12 milhões de doses.

O documento divulgado nesta quarta --que é atualizado semanalmente-- disse que o quantitativo de doses dessas duas vacinas depende de confirmação pelos laboratórios considerando o recebimento de insumo farmacêutico ativo (IFA), matéria-prima para a produção dos imunizantes.

O governo Jair Bolsonaro tem sido alvo de críticas --e sendo investigado em uma CPI no Senado-- diante da demora na aquisição de vacinas para enfrentar a pandemia.

(Reportagem de Ricardo Brito)