IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Advent investe US$ 430 milhões na empresa de pagamentos brasileira Ebanx

Empresa de pagamentos brasileira Ebanx vão receber 430 milhões de dólares em investimento - Yuriko Nakao/Reuters
Empresa de pagamentos brasileira Ebanx vão receber 430 milhões de dólares em investimento Imagem: Yuriko Nakao/Reuters

Carolina Mandl

Da Reuters, em São Paulo

15/06/2021 08h12Atualizada em 15/06/2021 08h38

Os fundos geridos pela Advent International vão investir 430 milhões de dólares na empresa de pagamentos brasileira Ebanx, financiando seu crescimento na América Latina antes de uma oferta pública inicial de ações planejada para os próximos meses, disse o presidente-executivo da Ebanx nesta terça-feira.

O CEO e cofundador João Del Valle disse que a empresa planeja usar os recursos em aquisições para expandir ainda mais as operações da companhia em países como México, Colômbia e Argentina. A Advent também está comprando uma participação dos investidores existentes da Ebanx.

Os fundos da América Latina, global e de tecnologia da Advent, além da subsidiária Sunley House, estão investindo 400 milhões de dólares na Ebanx neste momento, e a firma de private equity também se comprometeu a investir mais 30 milhões de dólares no futuro IPO da Ebanx nos EUA. A Ebanx deve lançar uma oferta de ações até o início de 2022, disse Del Valle.

As empresas não divulgaram a avaliação da Ebanx ou o tamanho da participação minoritária adquirida pela Advent.

Fundada em 2012, a Ebanx se concentra principalmente no processamento de pagamentos na América Latina de clientes de sites globais como o AliExpress, do Alibaba, o Airbnb e o serviço de streaming de música Spotify. Globalmente, um de seus pares é a empresa holandesa Adyen NV.

Este ano, a Ebanx deve processar mais de 7 bilhões de dólares em volume total de pagamentos (TPV), dobrando em relação a 2020, acrescentou Del Valle.

Como parte do negócio, a Advent vai nomear um conselheiro para a Ebanx, disse Brenno Raiko, diretor-gerente da Advent no Brasil. "Este é o maior cheque da Advent para uma empresa de tecnologia da América Latina", afirmou.

Além da Advent e dos três fundadores da Ebanx, a FTV Capital também é investidora da Ebanx, que alcançou o status de unicórnio em 2019.

O negócio é o mais recente exemplo de como os aportes em fintechs brasileiras vivem um momento bastante agitado. Na semana passada, o Nubank anunciou uma rodada de financiamento de 750 milhões de dólares, liderada pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.